

A Fábrica das Emoções
Este projeto nasce com o objetivo de trabalhar as emoções das crianças, ao qual se juntaram dois outros que são o produto final da “fábrica”: Reciclagem e Solidariedade.
A Fábrica das Emoções nasce com a vontade de trabalhar as emoções das crianças, ao qual se juntaram dois outros objectivos que são o produto final da “fábrica”: Reciclagem e Solidariedade.
-
A Gestão Emocional - dar foco à gestão das emoções que as crianças têm ao longo do ano lectivo, suas frustrações, ansiedades, medos, etc… que muitas vezes são desvalorizadas em contexto escolar e que podem estar associadas também ao insucesso escolar. Uma boa gestão das emoções traduzirá um melhor desempenho escolar.
-
A Solidariedade – incutir nas crianças desde cedo a importância de olhar o outro, suas necessidades e ser solidário.
-
Reciclagem – utilização de tampinhas em forma de emoção a reciclar.
E como começou este projeto?
Este projeto começou a ser desenvolvido no ano letivo 2018/2019. Surgiu no hall de entrada da escola uma fábrica, tosca e feita de papelão. A curiosidade sobre tal objeto foi sendo alimentada ao longo de 3 dias, pois as crianças não faziam ideia do que faria ali tal fábrica, nem tão pouco para que serviria. Ao fim de três dias, uma carta misteriosa é entregue na sala de aula de cada turma. E adivinhem? Era da fábrica das emoções! Nessa carta uma história era contada!
A Chegada da primeira Fábrica das Emoções...


Como funciona?
Esta fábrica, tal como tantas outras precisa de matéria prima para funcionar e operários para trabalhar! Os “operários” são as nossas crianças e a matéria prima as emoções negativas que por vezes sentem. Esta fábrica recicla as emoções negativas em emoções positivas! As emoções negativas, como medo, tristeza, fúria, insegurança, frustração e muitas outras são materializadas em tampinhas de plástico, que os operários/crianças devem trazer para depositar na fábrica sempre que sintam emoções negativas, para assim a fábrica ajudá-los a transformá-las em emoções positivas.
Uma fábrica em constante atividade...
Hoje a Escola Básica de S. João de Ver é conhecida como a Escola da Fábrica dos Emoções e isso enche-nos a todos de orgulho. Este ano letivo (2022/2023) a velha e tosca fábrica de papelão ganhou ainda maior destaque e foi substituída por uma mais robusta para que possa continuar por muitos mais anos o seu trabalho. A gestão das emoções continua a ter uma grande importância em contexto escolar sendo um dos pilares para o sucesso escolar!
Uma fábrica em constante atividade...
Para a correta implementação deste projeto é fundamental a colaboração de todos: pais, corpo docente e não docente, criando estímulo com a interação com a fábrica das emoções, lembrando da sua função e principalmente fazer uma ligação entre a fábrica e a vivência da própria criança:
O que te faz sentir triste? O que te apetece fazer quando isso acontece?
O que te faz sentir alegre?
O que te faz sentir medo? O que podes fazer para mandar esse medo embora?
O que te faz sentir raiva? Como te poderás acalmar da próxima vez?...
Esta missão e esta consciência está nas mãos de todos.
De emoções negativas a positivas...
No final de ano letivo, as emoções negativas/ tampinhas que forem sendo depositadas na Fábrica das Emoções são recicladas e transformadas em emoções positivas, neste caso num gesto solidário e de amor, ajudando assim crianças ou instituições a comprar material especializado ou auxiliando na despesa de diversos tratamentos.
